Páginas

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

A Grande Muralha da China


Intro

Qual é o monumento da China que você escuta desde criancinha? A Grande Muralha da China, com certeza. Retratada desde filmes a desenhos, como Mulan da Disney, esse ícone chinês de mais de 21.000 km de extensão é um dos mais famosos feitos da humanidade. 

Começou a ser construída no século 7 AC como forma de demarcação de fronteira dos antigos estados independentes que formavam a China antiga. A dinastia Qin querendo unificar o país ordenou a destruição das antigas muralhas e em suas substituição a construção de uma única para proteger o norte do país de invasões. As muralhas vieram a se tornar A Grande Muralha durante a famosa dinastia Ming, que de certa forma marcou o apogeu da civilização chinesa no século 14. As muralhas foram reforçadas e estendidas visando proteger a China das invasões dos Manchus. Porém, o final dessa dinastia foi causado justamente por um ataque atravessando a muralha e dominando Beijing. Desde então a sua relevância funcional decresceu e hoje é apenas uma memória de valor histórico e cultural.

Mapa com as diversas muralhas
 e suas respectivas épocas e dinastias

Um mito "astronáutico"

Um mito popular muito famoso é de que a muralha pudesse ser vista a olho nu do espaço. Não é verdade. É necessário se ter uma visão cerca de 7x mais potente do que a de um humano normal e ainda contar com grande sorte meteorológica para ser possível distinguir as cores. A NASA já rechaçou por diversas vezes que isso não é possível e muito menos a partir da Lua.

Que parte da muralha você quer ir?

Uma vantagem para os turistas é que as partes mais famosas e impressionantes da Grande Muralha ficam próximas a Beijing. Isso permite fazer um passeio de 1 dia inteiro por lá, acessível via transporte público - recomendável apenas para pessoas que sabem chinês - ou contratando um tour fechado. De qualquer forma, só quando você realmente decidir ir é que vai entrar nos detalhes e descobrir que a a Grande Muralha é dividida em muitas partes, em geral todas acessíveis, mas ainda muitas, e que você tem que escolher e achar alguém que te leve até lá.

Mapa c/ zoom
com os trechos mais famosos
Como o mapa acima mostra, ao redor de Beijing há em torno de 14 diferentes localidades nas quais você poderia fazer sua visita à Grande Muralha. A lista final dos trechos mais famosos seriam: 3) Simatai (fechado para manutenção); 4) Jinshanling (a que eu fui); 5) Gubeikou; 8) Mutianyu; 9) Jiankou; 14) Badaling. Má notícia: a mais "concertada" e mais próxima de Beijing é a Badaling, e, de quebra, a mais amontoada de pessoas. Principalmente no verão pode ser muito difícil ter "um momento a sós" por lá o que pode (ou não) afetar sua experiência se você ligar pra isso. Boa notícia: todos os outros lugares citados, embora mais caros e mais distantes, podem ter poucas (ou nenhuma) pessoa enquanto você estiver visitando, mesmo durante a alta temporada. Eu ainda tentaria checar a previsão do tempo para ter o dia do jeito que você quer. Se você quer céu azul, com céu azul, se quer com neve, cheque por neve, e assim vai...

Jinshanling


Mapa de Jianshanling
Bom, como eu havia dito, acabei optando por Jinshanling. É um dos trechos mais distantes, cerca de 3h de Beijing, portanto provavelmente um dos mais caros. O tour custou 330 RMB incluindo transporte ida-e-volta, tickets de entrada e almoço. Também é um dos trechos mais acidentados e montanhosos e tem um grande pedaço sem nenhum manutenção. Ou seja, se você não está com um preparamento físico básico, não vá. Ou, se você tem uma avó, uma mãe, uma tia, um vô, etc., que não está em condições, pode não ser a melhor opção também. Há um teleférico pra se chegar até a muralha, mas depois disso você está por conta das suas pernas.

Grande Muralha vista de baixo
Olhar para a Grande Muralha pela primeira vez é como estar vendo algum sonho de criança. A vida inteira você ouviu falar e viu fotos desse lugar mas aí enfim, está você cara a cara com um dos maiores monumentos da humanidade. Da parte de baixo já podíamos ver os topos das montanhas pontilhados com torres e muros.

Desde o começo sabíamos que o tempo de passeio no local em si era curto. Apenas 3-4h (sim, isso é pouco). Logo que chegamos nosso guia logo tratou de fazer o terrorismo típico dizendo que se quiséssemos subir até a muralha a pé iríamos gastar muito tempo e poderíamos não conseguir ver tudo ou perder o ônibus então deveríamos pegar o teleférico. Eu desconfiei sobre isso porém era fato que eu não vim do outro lado do mundo, por 1 dia, pra gastar uma grande parte do meu tempo no meio do mato. A muralha era a atração principal e portanto paguei os 40 RMB do teleférico. Recomendo trazerem água e comida da cidade. Os preços na base da muralha são o dobro, e na muralha em si chega ao triplo.

Parte renovada do trecho Jinshanling
A China cultiva um conceito um pouco diferente de como preservar monumentos e itens históricos. Em geral, ao invés de se manter o aspecto estritamente original, escolhe-se pela restauração. Portanto em boa parte da China muitos monumentos estarão num aspecto "melhor" do que seria esperado para a sua idade. A Grande Muralha não foi tão diferente e pouco a pouco vem sendo restaurada. Resta saber se trechos originais serão deixados intactos ou se toda a sua extensão passará por reformas.

Continuando, logo que você sai do teleférico, alguns metros e você já está nela. Esse é o pedaço da Jinshanling que passou por reformas e portanto é facilmente andável. As torres também estão bem mantidas e é possível subir nelas sem nenhum perigo.

Fui andando num calor insuportável de quase 40oC e com apenas algumas bolachas e duas garrafas d'água na mochila. Uma senhora chinesa que falava inglês muito mal logo "grudou" em mim querendo se passar por minha guia. 

Jinshanling e começo do trecho original
visto pela torre
Aos poucos o caminho todo consertado e arrumadinho começou a dar lugar a áreas esburacadas, torres sem tetos ou até parcialmente destruídas. A mudança não é tão brusca e vai acontecendo de forma bem gradual. Porém quando se nota, você está finalmente na parte original da muralha.

Um dos trechos mais íngremes de Jinshanling
visto de baixo
O mesmo trecho visto de cima
Por aí já devia ter se passado mais de 1h andando. O trecho íngreme é muito íngreme, quase como se você estivesse subindo uma escada, as vezes escalando-a, do que propriamente andando sobre um muro. Além disso muitos dos degraus estão em estado bem precário, o que dificulta andar. No entanto, eu não diria que é algo perigoso, pelo menos não para pessoas com um condicionamento físico básico. De qualquer forma, tem que se preparar para o calor caso seja um dia de tempo aberto.

Chão original em Jinshanling
A muralha "dentro"
da muralha
Uma coisa interessante de se ver em Jinshanling são os trechos de muralha "dentro" da muralha. São pedaços de muro dispostos a uma certa distância entre um e outro que visavam dificultar a vida de invasores mesmo quando já estavam dentro dos muros. Naturalmente esses trechos estão presentes em subidas, de forma a aproveitar o aclive para defesa.

Uma das últimas vistas de Jinshanling
O final de Jinshanling dá início a uma das mais íngremes e perigosas, porém belas, partes da Grande Muralha, o trecho de Simatai. Infelizmente, além de estar fechado para turistas é algo realmente perigoso. Cheguei a ver algumas fotos em que praticamente não existe caminho a se pisar, apenas o próprio muro é que serve de passagem. De qualquer forma, aqui vai uma foto, que não é minha, pra vocês terem uma idéia como é, quem sabe daqui uns anos...

Foto de um trecho de Simatai
Terminado o passeio, resolvi voltar ao ponto de encontro andando ao invés de gastar mais dinheiro com o teleférico. Tivemos um ótimo almoço em um restaurante bem próximo e depois pegamos a estrada pra voltar pra Beijing.

A Grande Muralha como eu tinha dito é algo impressionante. Como a humanidade é capaz de construir coisas tão grandes e que duram por milhares de anos. Com certeza uma experiência de vida inesquecível para qualquer pessoa!

O próximo post será sobre alguns achados na região de Datong!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe seu email no comentário para que eu possa entrar em contato com você! :)

Please, leave your email address in your comment so I can get back in touch with you! :)